Christian Lohbauer abordará as negociações comerciais entre Brasil e China, quanto às exportações brasileiras. Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, logo começou a direcionar sua carreira para o âmbito da Ciência Política, tema sobre o qual concluiu mestrado com a tese “Cooperação e Conflito: dualidade na unificação da Alemanha”. Durante o tempo em que trabalhou em sua tese, atuou como assistente de pesquisa no Núcleo de Política Internacional e Comparada da USP (NUPRI) e no Núcleo de Estudos Internacionais e Políticas Estratégicas da USP (NAIPPE).
Em 1994, Lohabuer partiu como pesquisador visitante na Universidade de Bonn, Alemanha e paralelamente a isso, trabalhou como jornalista free-lancer da Radio e Televisão Deutsche Welle, em Colônia, escrevendo o noticiário de política internacional. De volta ao Brasil em 1997, passou a ser professor e coordenador dos cursos de extensão em política internacional no NUPRI/USP. Em 1999, concluiu seu doutoramento com a tese “Brasil-Alemanha: fases de uma parceria 1964-1994”. Ainda nesse período, foi convidado a ser membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional GACINT/USP, do qual faz parte ainda hoje.
Já esteve no Canadá, Bélgica, Alemanha e China dando palestras sobre a integração Mercosul-União Europeia. Trabalhou nas negociações de liberalização do comércio internacional da OMC, ALCA, União Europeia e MERCOSUL para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP, na Gerência de Relações Internacionais. Em 2005 assumiu a Secretaria Adjunta de Relações Internacionais do Município de São Paulo.
Foi palestrante em instituições privadas e universidades, no Brasil e no exterior, como IRI/USP, PUC-SP, Fundação Getúlio Vargas-FGV, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, Câmara de Comércio Brasil-Flórida em Miami, e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha-AHK São Paulo. Entre 2006 e 2009 foi diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) e é atualmente presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).”