Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Eventos

Brasil-China: uma parceria em três dimensões

26º Seminário organizado pelo Grupo de Estudos Brasil-China do Centro de Estudos Avançados (CEAv/GR). Realizado no Auditório do DGA, com Prof. Dr. José Augusto Guilhon, fellow do CEAv, às 16h.

Trata-se de uma breve apresentação dos primeiros resultados de uma pesquisa empírica sobre as percepções do governo Lula sobre a natureza e o alcance da “parceria estratégica” Brasil-China. Esta fase da pesquisa envolve uma análise dos pronunciamentos do então presidente Lula em sua segunda viagem oficial à China com base nos textos disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O estudo emprega um método de análise de discurso e destina-se a evidenciar as percepções manifestadas no discurso e não eventuais intenções, nem pretende avaliar resultados efetivos dessa política.

Prof. Dr. José Augusto Guilhon

É bacharel em Filosofia pela Faculdade Nacional de Filosofia, Universidade do Brasil (1962), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento – Université Catholique de Louvain (1969), Doutor em Sociologia do Desenvolvimento – Université Catholique de Louvan (1972) e Livre-docente em Ciência Política – USP (1976).

Atualmente é Fellow do Centro de Estudos Avançados da Unicamp, Grupo de Estudos Brasil-China, Diretor da Sobeet, Sociedade de Estudos das Empresas Transnacionais e Titular aposentado da Universidade de São Paulo. Pesquisas e publicações nas áreas de Ciência Política (Teoria Política, Comportamento Eleitoral), e Relações Internacionais ( Politica externa brasileira, Integração regional, Mercosul, e Relações Bilaterais com os EUA).

Fundou e dirigiu o Departamento de Ciência Política e o Núcleo de Relações Internacionais da USP. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Comendador da Ordem do Ipiranga, Oficial da Ordem do Mérito da Defesa, detentor do Prêmio Marcus Garvey da OEA e foi visitante na Cátedra Jacques Leclerq (Louvain), na Georgetown University, na Universidade Central de Venezuela, e titular da Cátedra Rio Branco e Visitng Fellow no Royal Institute of International Affairs (Chatham House – Londres).

Confira o artigo escrito pelo professor José Augusto Guilhon Albuquerque:
“Brasil-China: uma parceria em três dimensões”

Ir para o topo