Conheça o Grupo de Estudos Brasil-China e seus objetivos
Por que a China possui o quadro econômico atual? Por que no século XXI levantou-se a onda de estudos de Mandarim, fazendo surgir muitos interessados a aprender o chinês? Estudar todos os aspectos da China, não importa que seja sua longa história e cultura de 5000 anos, ou sua tendência econômica e política dos últimos anos, tornaram-se temas a serem discutidos e estudados ao redor do mundo, e o Brasil não é a exceção.
Além disso, Brasil e China compartilham o fato de serem países membros do BRICS. Além da relação comercial entre os dois países ser muito intenso, ultimamente os grandes empresários chineses e brasileiros são bem otimistas em relação ao intercâmbio econômico. Já no mundo acadêmico, várias pesquisas dirigidas aos estudos da cultura e filosofia chinesa, da área de ciências sociais, das políticas ambientais, das relações internacionais, da economia, entre outras estão crescendo de maneira constante.
Portanto, em 2011, o Grupo de Estudos Brasil-China foi criado. É um Grupo diretamente vinculado ao Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Grupo reúne um conjunto de estudiosos com a finalidade de propiciar um entendimento amplo do papel da China no mundo contemporâneo e ampliar a cooperação entre o Brasil, a Unicamp e as instituições chinesas.
O Grupo promove regularmente seminários acadêmicos discutindo os temas Brasil-China.
Objetivos:
- Promover maior entendimento da China em uma perspectiva global e comparativa, a fim de identificar áreas comuns de cooperação e estimular o interesse do estudo da China no Brasil, em particular na Unicamp.
- Estimular a cooperação acadêmica entre a Unicamp e instituições chinesas, visando a maior intercâmbio científico, tecnológico e cultural, por meio da participação de professores, pesquisadores e estudantes de ambos os países.
- Ampliar as relações da Unicamp com empresas e instituições do governo ou não governamentais envolvidas com a China.